Objetivos
1- Reconhecer as "marcas" da colonização no Centro Histórico do Rio de Janeiro, em meio à cidade moderna.
2- Aproximar os alunos da história da cidade, na qual moram com o objetivo de atribuir vida ao cenário e ao património histórico-cultural por intermédio de seus personagens, moradores e hábitos do período colonial e de hoje em dia.
3- Ensinar a importância da conservação do patrimônio histórico para a valorização da memória e para a formação da identidade do aluno, enquanto um cidadão.
4- Utilizar as imagens apresentadas em sala de aula como estímulo para a preparação de uma aula-passeio em trechos do centro histórico do Rio de Janeiro. Este objetivo visa orientar a metodologia adotada e incrementar a aprendizagem por intermédio da combinação entre teoria e prática. Neste sentido, a apresentação das imagens pode aguçar a curiosidade e ampliar o conhecimento.
2- Aproximar os alunos da história da cidade, na qual moram com o objetivo de atribuir vida ao cenário e ao património histórico-cultural por intermédio de seus personagens, moradores e hábitos do período colonial e de hoje em dia.
3- Ensinar a importância da conservação do patrimônio histórico para a valorização da memória e para a formação da identidade do aluno, enquanto um cidadão.
4- Utilizar as imagens apresentadas em sala de aula como estímulo para a preparação de uma aula-passeio em trechos do centro histórico do Rio de Janeiro. Este objetivo visa orientar a metodologia adotada e incrementar a aprendizagem por intermédio da combinação entre teoria e prática. Neste sentido, a apresentação das imagens pode aguçar a curiosidade e ampliar o conhecimento.
Requisitos
Aparelho de data show, internet, celulares dos
alunos para a produção das próprias imagens ao final da aula. Imagens
selecionadas:1-"Vista do Largo do Paço(Debret)2-"Refresco do Largo do
Palácio" (Debret) 3-Fotografia do Paço Imperial (google)4- Mapa do Rio
de Janeiro em 1820 - Cais do Valongo(google) 5-Imagem de satélite - Cais
do Valongo.(google)
Avaliação
A avaliação significativa do aluno é aquela que
pode ser feita diariamente e é baseada na participação e na aprendizagem
cumulativa. Deste modo, este plano de aula propõe avaliações pequenas e
diversificadas ao longo das aulas. A primeira delas pode consistir na
reação da turma diante das imagens e dos questionamentos levantados. Em
outras palavras, o professor pode analisar se os alunos se interessaram
pelas imagens, se observaram os detalhes e tentaram contextualizá-las de
acordo com o conteúdo apresentado previamente. Uma segunda avaliação é a
leitura e interpretação da história 2 do livro "Aventuras Cariocas". Na
aula seguinte, os alunos responderão às questões propostas sobre a
história, além de trocar informações sobre ela, oralmente. Em mais uma
avaliação, durante a realização da aula-passeio, os alunos devem
fotografar os locais visitados, localizá-los no mapa e, ao retornar para
a escola, produzir relatórios, uma exposição das fotos com a produção
de legenda, imagens e informações para divulgação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
SABERES MEMORIAS E SONHOS AFROENCANTADOS.