... ... Afroencantamento : Aula de história

quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

Aula de história

A história da cidade do Rio de Janeiro no contexto do Brasil Colonial Fonte https://www2.olimpiadadehistoria.com.br/4-curso/planos_de_aula/plano/374 acessado em 30/01/2019

A história do Rio de Janeiro se mescla à do Brasil. Assim, é possível "aproveitar" a arquitetura e as marcas da época, presentes na paisagem, para realizar uma aula para alunos do 8º ano do Ensino Fundamental. Para isto, foram organizadas duas aulas, nas quais o conteúdo é ligado às imagens. O presente plano propõe seis atividades, das quais, as imagens são componentes essenciais.
Plano de aula construído por
Monica Afonso (Nova Iguaçu / RJ)

Objetivos

1- Reconhecer as "marcas" da colonização no Centro Histórico do Rio de Janeiro, em meio à cidade moderna.
2- Aproximar os alunos da história da cidade, na qual moram com o objetivo de atribuir vida ao cenário e ao património histórico-cultural por intermédio de seus personagens, moradores e hábitos do período colonial e de hoje em dia.
3- Ensinar a importância da conservação do patrimônio histórico para a valorização da memória e para a formação da identidade do aluno, enquanto um cidadão.
4- Utilizar as imagens apresentadas em sala de aula como estímulo para a preparação de uma aula-passeio em trechos do centro histórico do Rio de Janeiro. Este objetivo visa orientar a metodologia adotada e incrementar a aprendizagem por intermédio da combinação entre teoria e prática. Neste sentido, a apresentação das imagens pode aguçar a curiosidade e ampliar o conhecimento.

Requisitos

Aparelho de data show, internet, celulares dos alunos para a produção das próprias imagens ao final da aula. Imagens selecionadas:1-"Vista do Largo do Paço(Debret)2-"Refresco do Largo do Palácio" (Debret) 3-Fotografia do Paço Imperial (google)4- Mapa do Rio de Janeiro em 1820 - Cais do Valongo(google) 5-Imagem de satélite - Cais do Valongo.(google)

Avaliação

A avaliação significativa do aluno é aquela que pode ser feita diariamente e é baseada na participação e na aprendizagem cumulativa. Deste modo, este plano de aula propõe avaliações pequenas e diversificadas ao longo das aulas. A primeira delas pode consistir na reação da turma diante das imagens e dos questionamentos levantados. Em outras palavras, o professor pode analisar se os alunos se interessaram pelas imagens, se observaram os detalhes e tentaram contextualizá-las de acordo com o conteúdo apresentado previamente. Uma segunda avaliação é a leitura e interpretação da história 2 do livro "Aventuras Cariocas". Na aula seguinte, os alunos responderão às questões propostas sobre a história, além de trocar informações sobre ela, oralmente. Em mais uma avaliação, durante a realização da aula-passeio, os alunos devem fotografar os locais visitados, localizá-los no mapa e, ao retornar para a escola, produzir relatórios, uma exposição das fotos com a produção de legenda, imagens e informações para divulgação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SABERES MEMORIAS E SONHOS AFROENCANTADOS.

Memorias Afroencantadas

RODA DE CONVERSA: HISTÓRIAS DE PRETA

    Neste sábado, participe!!! https://forms.gle/r8PHbb1sU2qYcTEt8  Link de inscrição para participação via ZOOM com direito a certificado.