... ... Afroencantamento : Este texto Maravilhoso foi escrito por Heloísa Helena Costa Berto (Luizinha de Nanã)

sábado, 12 de janeiro de 2019

Este texto Maravilhoso foi escrito por Heloísa Helena Costa Berto (Luizinha de Nanã)


PARTILHANDO HISTÓRIAS
Domingo lindo, com conversas e histórias, ouvindo amigos, dando risadas, vendo borboletas no amanhecer , ouvindo passarinho, os sussurros da brisa suave da manhã. Milagres do dia a dia que esquecemos de observar, pela correria da vida. Minha filha, a sopa de letrinhas, falou sobre os milagres que estão por todos os lados que nos rodeiam. Fiquei ali com cara de mãe coruja, meio boba; por um momento tentei falar ,contar como todos nós somos enviados de seres superiores e estamos o tempo todo em contato com eles. Eles nos falam mas as vezes estamos com olhos, ouvido e sentidos trancados. Tentei falar isso é contar um momento que vivi de intensa emoção. Tentei ,mas minha sopa de letrinhas estava eufórica, continuou e esqueceu que as filhinhas devem deixar as mãezinhas falar. Meu coração riu, valia a pena ver a felicidade dela com seus irmãos ouvindo-a contagiados. Enfim, milagres são para todos, não importa a cor, religião, nacionalidade, sexo. Só importa o seu coração em sintonia e aberto com seu ser superior, seja como for que vc o chame. Todos nascem em um momento milagroso, crianças vêm seres e acreditam em milagres, a vida é que nos separam desta sensibilidade. Sexta-feira vi um filme, no início desdenhei, família Branca, americana com jeito de comercial de margarina, naquele país que vivem querendo salvar o mundo. Era a história de uma criança doente. Me envolvi, não sei porquê não desliguei a TV. Desde a morte de minha mãe, não vejo dramas sobre doentes, isto já tem 18 anos pois a saudade permanece comigo, tanto quanto a presença dela que sinto em meus momentos importantes.Teve dois momentos de filme que tiraram minha estrutura. O primeiro foi quando a criança , internada, pedia mais Tramal(este é o remédio que tomo ,entre outros) a mãe respondeu chorando que não estava na hora ainda. A criança chorou e disse que estava com dor, disse que queria morrer para não sentir mais dor. Eu chorei muito. Pois já repeti muitas vezes estas palavras em pensamento. Como sou mãe e não filha , as palavras ficam só em minha mente. O amor materno é maior que a dor. Pronunciar estas palavras só quando tivesse perto do ato, quando a dor fosse maior que o raciocínio final (já estive neste ponto e emiti meu pensamento, para poder continuar na jornada que meu Orixá destinou). A criança do filme me fez ouvir meus pensamentos em alto volume. Chorei muito. No filme ouve o milagre, a menina contou um sonho, fiquei com os olhos parados , revendo um sonho que tive aos meus 16 anos, minha época de yao, o mesmo sonho, o mesmo cenário. No fim a mãe da menina falou de milagres, era dentro de uma igreja presbiteriana com pastor e orações, pessoas com vestido de domingo e cabelos lisos com topetes e louros. Todo o meu inverso, mas os milagres e as narrativas dos milagres nossos, do dia a dia o mesmo. Fiquei ali pensando, como deve ser triste não conseguir sentir, os sinais ( como disse minha sopa de letrinhas, para seus irmãos) . Estes , os ausentes da vida, são os revoltados, os que nos penalizam, nos excluem , nos condenam, acorrentam e matam. A nossa luta é árdua. Os que irão perecer, sempre será no momento que nosso ser superior concluir que é um bom momento. Isso será para que muitos de nós formemos um contingente maior de vitoriosos, liderados por outros guerreiros que já batalharam e sofreram como nós agora. Nesse anos que seguirão teremos mais lideres a nos guiar, como Mãe Beata e Mãe Stella. Este é meu pensamento. Mas os que observam os sinais e sejam da igreja presbiteriana também terão guerreiros destinados pelo ser maior. Bjs e meu axé. Heloísa Helena Costa Berto (Luizinha de Nanã)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SABERES MEMORIAS E SONHOS AFROENCANTADOS.

Memorias Afroencantadas

RODA DE CONVERSA: HISTÓRIAS DE PRETA

    Neste sábado, participe!!! https://forms.gle/r8PHbb1sU2qYcTEt8  Link de inscrição para participação via ZOOM com direito a certificado.