... ... Afroencantamento

quarta-feira, 20 de março de 2019

MACUMBEIRA, VOCÊ É UMA MACUMBEIRA!!!!!!!!!!! Aos gritos, aos berros como
xingamento cruel – Esse era o tom do intolerante. Em sua fúria.
O teórico estava pronto a defesa construída, fundamentada e o mapa da intolerância
estava ali em minha frente. O que deveria soar como uma ofensa, me fez pensar várias
coisas em fração de segundos.
Macumbeira? Ofensa? A beleza da cultura religiosa Africana me afetou de maneira intensa e cura va. Pois, em minha concepção, só não me achava digna de ser chamada “macumbeira”, devido ao meu parco conhecimento desta matriz religiosa e a forte ligação com o cristianismo católico, aprendido ao longo da visa. Confesso, fiquei até orgulhosa em ser chamada de Macumbeira.E diante este processo de entendimento, confronto destes lugares que transito. O livro de Bhabha, 2005. O lugar da cultura me proporcionou caminhar entre meus conflitos, nos espaços, diante as diferentes culturas e identidades   ENTRE FENDAS DE NEGOCIAÇÃO – ENTRELUGARES. Assim me identifico religiosamente: ENTRELUGARES – em espaço de negociação.
Mas quando ouvi: – MACUMBEIRA, VOCÊ É UMA MACUMBEIRA!!!!!!!!!!! 
Aos gritos, aos berros como xingamento cruel – Esse era o tom do intolerante. Em sua fúria. Nasceu em mim um sorriso de felicidade quase um êxtase.
BATI PAÓ COMO UM GESTO LIBERTADOR E SAGRADO. DANCEI.
EXCLAMEI MACUMBEIRA!!!!!
E, como que em um ensaio mágico e harmônico de Deus e dos orixás. Foi escrito em raios e trovões no céu para quem puder ler. No mesmo instante em que a vizinha do lado da casa que eu estava, na baixada fluminense, colocou – o Samba-enredo do Salgueiro 2019.Na igreja ou no candomblé
A bênção, meu Orixá!
É água pra benzer, fogueira pra queimar
Com seu oxê, chama pra purificar
de Xangô, meu Pai. E os ventos trouxeram a chuva de minha mãe Iansã.
…Que acompanhou ao longo da estrada que me trouxe de volta a minha casa.
MACUMBEIRA!!!!!!! ENTRELUGARES – em todos os LUGARES.
Sandra Gurgel em  02 de Março de 2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SABERES MEMORIAS E SONHOS AFROENCANTADOS.

Memorias Afroencantadas

RODA DE CONVERSA: HISTÓRIAS DE PRETA

    Neste sábado, participe!!! https://forms.gle/r8PHbb1sU2qYcTEt8  Link de inscrição para participação via ZOOM com direito a certificado.