... ... Afroencantamento : Academisa de Letras Preta - Conceição Evaristo

terça-feira, 12 de novembro de 2019

Academisa de Letras Preta - Conceição Evaristo

A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, textoConceição Evaristo nasceu em uma família de mulheres negras cozinheiras, faxineiras, empregadas domésticas. Segunda de nove irmãos, a escritora, que completa 70 anos em novembro, diz que na infância não viveu a pobreza, mas a própria miséria na favela do Pendura Saia, encravada no alto da Avenida Afonso Pena, área nobre de Belo Horizonte. Ali, da mãe e das tias, ouviu muitas histórias e inventou outras. A ficção era indispensável à sobrevivência, uma forma de sublimar a realidade. Essa experiência é o alimento da sua escrita ou, como ela afirma, da sua “escrevivência”.
Mulher, negra, de origem pobre. É desse lugar que Conceição fala, que Conceição escreveu e escreve seus livros. Da sua estreia em 2003 com “Ponciá vicêncio” (Ed. Maza), lançado nos Estados Unidos, na França e em breve no México, a “Olhos d’água” (Pallas), vencedor do Prêmio Jabuti na categoria Contos em 2015. Até chegar a “Histórias de leves enganos e parecenças”, reunião de contos recém-lançada que marca também a estreia da Editora Malê. Em todos os seus trabalhos estão presentes a crítica social e a religiosidade, que ela prefere chamar de ancestralidade. O mistério e o encantamento são os fios que ligam os contos de “Histórias de leves enganos...”.
— Eu sempre tenho dito que a minha condição de mulher negra marca a minha escrita, de forma consciente inclusive. Faço opção por esses temas, por escrever dessa forma. Isso me marca como cidadã e me marca como escritora também — diz Conceição. — Nos textos do livro novo eu trago toda uma memória ancestral, que já estava presente em “Ponciá vicêncio”.
#PapoPreto
Mrocco
https://www.facebook.com/ludmilla.lis/videos/2674012269328268/?t=21

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SABERES MEMORIAS E SONHOS AFROENCANTADOS.

Memorias Afroencantadas

RODA DE CONVERSA: HISTÓRIAS DE PRETA

    Neste sábado, participe!!! https://forms.gle/r8PHbb1sU2qYcTEt8  Link de inscrição para participação via ZOOM com direito a certificado.